Notícias

20/11/2017

Serviço de Neurocirurgia do Divina é altamente qualificado

Cobertura em tempo integral aos pacientes internados e aos que chegam à Emergência e plantão de sobreaviso 24h na Unidade Endovascular (Hemodinâmica), além de disponibilizar os mais diversos tratamentos neurocirúrgicos de alta complexidade a pacientes eletivos. Este é o estágio atual da Equipe de Neurocirurgia do Hospital Divina Providência, especialidade que integra as Linhas de Cuidados da instituição.

O neurocirurgião Omar Antônio dos Santos (de jaleco branco) explica que a equipe é muito qualificada e dá uma resposta muito rápida aos tratamentos de tumores, aneurismas cerebrais e AVCs (Acidente Vascular Cerebral). “Recentemente tivemos um caso que necessitou a ação da Neurologia Intervencionista que levou duas horas desde a entrada do paciente, passando pela realização do diagnóstico e a execução do Tratamento Endovascular”, resume o médico.

Pessoas qualificadas e alta tecnologia

O especialista conta que o Divina está, sem dúvida, entre os melhores hospitais de Porto Alegre para o provimento de tratamento neurológico e neurocirúrgico. “Além dos médicos, de equipes de emergencistas, hospitalistas e intensivistas com excelente treinamento, as pessoas que trabalham em todos os setores da Assistência estão muito empenhadas em resolver o problema dos pacientes”, relata. Dr. Omar acrescenta que a atualização tecnológica também tem sido fundamental para a segurança do paciente. “Foram disponibilizados recentemente um Aspirador Ultrassônico e um novo Microscópio Cirúrgico. Ambos melhoram a técnica cirúrgica, diminuem o tempo de cirurgia, minimizam os riscos operatórios e reduzem o tempo de permanência do paciente no Hospital. E a Direção segue empenhada na constante qualificação do setor, com novas aquisições”.

O neurocirurgião Rafael Modkovski (à direita na foto) acrescenta que a qualificação da equipe e o uso da alta tecnologia possibilitam a realização de microcirurgias para a retirada de tumores com técnicas de alta complexidade. “Inclusive, com monitoramento de pacientes acordados no transoperatório para proteger funções neurológicas, como a fala e a coordenação dos movimentos”, resume. O Hospital também está qualificado para cirurgias funcionais para o tratamento do Parkinson e casos de dor crônica.

Dr. Omar informa ainda que a Equipe atende, principalmente, pacientes da Capital e da Grande Porto Alegre. “Somos parceiros de todos os convênios, incluindo o IPE”. A equipe conta um time rápido e eficiente de sete médicos especialistas. São eles: Os neurocirurgiões, André Franciscatto, Thiago de Ávila, Samir Nimer, Eduardo Goellner, Omar Antônio dos Santos e Rafael Modkovski, juntamente com o neurologista intervencionista Marcus Brandão.


Fones para marcação de consulta: 051 3320.6020 e 3320.6030.

Perfil

Dr. Omar Antônio dos Santos: É graduado em Medicina pela UPF (Universidade de Passo Fundo), cursou residência em Neurocirurgia no Hospital de Clínicas -POA, fez especialização em Neurologia Intervencionista no Hospital Beneficência Portuguesa (SP). É natural de Passo Fundo – RS.

Dr. Rafael Modkovwski- É graduado em Medicina pela UPF (Universidade de Passo Fundo), cursou residência em Neurocirurgia no Hospital de Clínicas- POA e pós-graduação na NYU (Universidade de Nova York), com ênfase em Neurocirurgia Vascular e Mestrado em Ciências Cirúrgicas pela UFRGS. Atualmente também é coordenador da Unimed em Gravataí-RS. É natural de Carazinho-RS.

Fonte: Texto e Fotos: Gabriella Bittencourt