Notícias

10/11/2017

Serviço de Urologia do Divina atua da prevenção à Emergência

Compartilhe:

“Aqui temos os tratamentos mais modernos com os recursos das novas tecnologias, que diminuem o tempo de internação, são menos invasivos e possibilitam rápida recuperação”. É assim que o médico urologista do Centro Clínico do Hospital Divina Providência, Dr. Eduardo Terra Lucas define o Serviço de Urologia da instituição. Além dos tratamentos mais avançados para homens e mulheres, como a cirurgia por videolaparoscopia, por exemplo, o serviço também conta com consultas eletivas e escala de atendimento de emergência, todas integradas por equipe de urologistas.

O especialista explica que os cânceres mais comuns são os de rim, bexiga, testículo e próstata, sendo este último o que mais acomete os homens. Dr. Eduardo, conta que um em cada seis homens corre risco de desenvolver este tipo de câncer. “A partir dos 50 anos aumenta a incidência de câncer de próstata, que não possui sintomas em seus estágios iniciais. Por isso, é preciso fazer exames regularmente”, afirma o médico.

Causas

Também de acordo com o urologista o tabagismo está entre as principais causas das neoplasias de bexiga e de rim. Já em relação ao câncer de próstata o médico afirma que a genética tem papel importante. “Portanto, se existe algum familiar de primeiro grau acometido o risco de seus descentes terem doença aumenta em três vezes”, resume. Outra observação do especialista é que homens negros, por apresentarem um risco maior de desenvolverem tumores de próstata mais agressivos, devem iniciar o acompanhamento a partir dos 45 anos. Por esta razão Dr. Eduardo salienta a importância da prevenção.

A realização de exames de rotina é fundamental para se obter o diagnóstico precoce e possibilitar a cura em cerca 90% dos casos de tumores de próstata. Esse tipo de câncer pode ser diagnosticado precocemente através de um exame de sangue, chamado PSA, combinado ao exame de toque retal. O Serviço de Urologia do Divina vem crescendo em número de pacientes e de procedimentos. Além do Dr. Eduardo também integram o Serviço os urologistas Eduardo Gastal Vieira, Jorge Horst, Leonardo Dini e Pedro Geyer.

Fones para marcação de consulta: 051 3320.6020 e 3320.6030.

Perfil

Dr. Eduardo Terra Lucas concluiu a graduação em Medicina na Ufrgs, em 2006. Finalizou a Residência em Cirurgia Geral e em Urologia no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), em 2012.

Conteúdos produzidos pela Seiva Agência de Comunicação

Fonte: Texto e Fotos: Elisa Pegoraro

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doe Agora