:: Outras notícias
»  Treinamento de equipes na desinfecção de superfícies deixa UTIs ainda mais segura
»  Emergência 24h do Divina volta a restringir atendimento por superlotação
»  Emergência 24h do Divina volta a atender urgências sem restrições
 
 
 
Usuário: 
  
Senha: 
 
Pré-check-in
Banco de Imagens
Bebê na Web
Pronto Atendimento
Fale Conosco
Localização
Trabalhe Conosco
Escola de Saúde
 
Design: 3W ::: Produção e Edição: Seiva Agência de Comunicação - Direitos Reservados
  
::: 21/08/2017
Serviço de Cardiologia do Divina tem atendimento ágil e resolutivo
O cardiologista Marcelo Rava de Campos (foto) também assegura que o Divina está se tornando referência na área da Cardiologia. Conforme o especialista, que integra o Corpo Clínico do Hospital desde 2012, o Serviço de Cardiologia foi o primeiro a ser implementado na instituição após a adoção das Linhas de Cuidados e oferece todos os exames necessários para os melhores diagnósticos e tratamentos. “Temos um serviço consolidado, organizado, enxuto e rápido em termos de resolução, interpretação e entrega de exames e na aplicação de tratamentos. A qualidade é excelente, no mesmo padrão dos melhores hospitais do Estado”, ressalta. Além de atendimento clínico e ambulatorial de alta resolução, o médico reiterara que o Hospital também conta com uma Unidade Endovascular para intervenções minimamente invasivas e cirurgias convencionais de alta complexidade.
.: Leia Mais >
 
::: 14/08/2017
Serviço de Cardiologia do Divina chega à maturidade
Detectar oportunidades para fomentar a captação de pacientes e aumentar os resultados do Serviço de Cardiologia, dentro da missão do Hospital, é uma das novas atribuições que o Dr. Andrés Di Leoni Ferrari passou a desempenhar como consultor do Serviço de Cardiologia do Hospital Divina Providência desde o início de agosto. Cardiologista com formação em arritmologia e estimulação cardíaca artificial – marca passos – e com doutorado pela USP, Dr. Ferrari projeta que o Serviço de Cardiologia na forma de Linha de Cuidados, por contar com um capital profissional e humano ímpar, ficará ainda mais integrado ao desenho estratégico estabelecido pelo grupo gestor da Rede de Saúde Divina Providência. Dr. Ferrari é natural do Uruguai, porém desenvolveu toda sua formação de especialista no Brasil. Atualmente também é o coordenador do grupo de Cardiologia do Hospital Independência, instituição que integra a Rede de Saúde Divina Providência que atende 100% SUS, em Porto Alegre. O médico integra o Corpo Clínico do Divina há três anos, realizando procedimentos na Unidade Endovascular como a colocação de marca passos e, também, outros exames diagnósticos disponibilizados pelo Serviço de Cardiologia – leia quadro no final da matéria. Ainda conforme Dr. Ferrari, o objetivo da instituição é posicionar o Serviço de Cardiologia entre os melhores do Estado. “Juntei-me à equipe de gestão da Rede de Saúde Divina Providência quando foi adotada a estratégia inovadora das Linhas de Cuidados, que preconiza o atendimento integral ao paciente cardiológico”, recorda.
.: Leia Mais >
 
::: 07/08/2017
Província Mãe da Providência recebe a visita da coordenadora-geral da Congregação
A coordenadora-geral da Congregação das Irmãs da Divina Providência, Irmã Márian Ambrosio, juntamente com as Irmãs Lydia Liong e Lucia Weiler, esteve em visitação à Província Mãe da Providência nos meses de maio, junho e julho. A Província abrange 40 comunidades no Brasil e Paraguai, incluindo os hospitais da rede Divina Providência e os projetos sociais. Ir. Márian destacou os três pontos fortes percebidos pela coordenadora-geral durante a visita: “tem um forte espírito de mudança, coragem e determinação; o testemunho pessoal, comunitário e institucional a favor dos pobres e a expressão concreta e significativa do carisma da Congregação”.
.: Leia Mais >
 
::: 07/08/2017
Prevenindo as infecções de sítio cirúrgico
Prevenção das Infecções de Sítio Cirúrgico foi o tema do ciclo de treinamentos organizado pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar/SCIH, que ocorreu nos dias 20 e 21 de julho no Auditório Pe. Eduardo Michelis. Durante a exposição, as enfermeiras do serviço, Mirian Barcelos e Taiana Lando, abordaram as complicações relacionadas às cirurgias, focando nas infecções pós-operatórias e as medidas de prevenção para a redução desse evento. A capacitação envolveu os médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem do Centro Obstétrico, Bloco Cirúrgico, Salas de Recuperação e Unidade Endovascular. Além de abordar as fontes de contaminação que podem resultar em infecção, as medidas preventivas para os cuidados no pré-operatório, intra-operatório e o pós-operatório foram detalhadamente apresentadas. “Temos que trabalhar para sermos um hospital ainda mais seguro. Qualidade e segurança sempre, pois o paciente é a nossa prioridade”, ressaltou a enfermeira Mirian.
.: Leia Mais >
 
::: 07/08/2017
Divininho enfatiza a Regulação de Leitos e publica um resumo da SIPAT
A mais recente edição do Divininho, informativo interno do Hospital Divina Providência, destaca, em matéria de capa, a criação do Núcleo Interno de Regulação de Leitos (NIR), que tem por objetivo otimizar a utilização de leitos, reduzir o tempo de espera e agilizar a liberação de leitos após a prescrição da alta. A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), que ocorreu de 24 a 28 de julho também é tema de matérias nesta edição. A Semana contou com várias palestras e a disponibilização de terapias naturais para os funcionários. Também teve seu espaço na publicação, a visita da coordenadora-geral da Congregação das Irmãs da Divina Providência, Irmã Márian Ambrosio, que esteve acompanha pelas irmãs Lydia Liong e Lucia Weiler. Os nascimentos, o Programa de Integração dos novos funcionários e as promoções e formaturas também estão presentes, mostrando a conquista de cada um.
.: Leia Mais >
 
::: 31/07/2017
Terapias naturais foram ministradas na SIPAT e em Teresópolis
A equipe do Ambulatório 1º de Maio realizou 287 procedimentos para os funcionários do Hospital Divina Providência, no último dia 26 de julho, durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT). A coordenadora da equipe, enfermeira Daiane Benites, acrescenta que180 pessoas foram atendidas no total ao longo do dia. “Somente nos grupos de Meditação, Yoga e Biodança, foram 44 colegas beneficiados”, resumiu Daiane. “Foi um trabalho belíssimo e gratificante. Com certeza iremos retornar para dar continuidade ao atendimento”. É assim que a coordenadora da equipe do Ambulatório 1º de Maio, enfermeira Daiane Benites, define a ação realizada, no dia 29 de junho, na creche comunitária Vó Georgina, localizada no bairro Teresópolis, em Porto Alegre. A convite de Douglas Guimarães, funcionário da Associação dos Funcionários do Hospital Divina Providência (AFHDP), o Ambulatório 1º de Maio levou toda a sua equipe para proporcionar um dia de saúde com as terapias naturais. Segundo Daiane, foram atendidas 92 pessoas e realizados 227 procedimentos. Entre eles: cromoterapia, reiki, auriculoterapia, ventosas, aferição de sinais vitais, consulta de homeopatia e biodança.
.: Leia Mais >
 
::: 28/07/2017
“As pessoas só poderão encontrar a paz dentro de si mesmas”
O terapeuta Holístico, Bruno Zepf, que é membro da comunidade Suddha Dharma Mandalan de Porto Alegre, falou na manhã desta sexta-feira, dia 28 de julho, sobre “Como encontrar a paz e ter qualidade de vida”. A palestra foi parte da programação da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), 2017. Bruno enfatizou a importância da meditação como maneira de cada um mergulhar dentro de si mesmo. O terapeuta também enumerou outras ações praticadas na Yoga e no Tai Chi Chuan que sempre ajudam as pessoas a conquistarem o equilíbrio e, assim, ampliar a sua paz interior. Entre elas estão a prática de atividade física o contato com a natureza, a busca por uma visualização criativa e a prática regular de exercícios de respiração. “O único lugar que você pode encontrar a paz é dentro de você”, frisou. Para Bruno, as pessoas erram ao procurarem um sentido para a vida externamente como no trabalho, no casamento ou no lazer exclusivamente. “Na verdade, o sentido da vida pode estar em todas estas situações ao mesmo tempo, desde que ela esteja dentro de cada um”. O terapeuta acredita que os seres humanos estão no mundo para se transformarem e progredirem, aceitando a realidade como professora do processo de evolução. Ainda conforme Bruno o encontro da paz não se dá quando nos afastamos dos problemas, mas, quando os transcendemos. Citando a Madre Tereza de Calcutá, Bruno afirmou que “ao mesmo tempo, paz é um estado de espírito em meio à guerra”.
.: Leia Mais >
 
::: 28/07/2017
“A importância do amor encerrou a Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho”
“Amor e suas vicissitudes” foi o tema da palestra ministrada na tarde desta sexta-feira, dia 28 de julho, no Auditório Pe. Eduardo Michelis. A explanação que encerrou a Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) foi realizada pelo psicólogo Guilherme Poletto. O profissional falou sobre as diversas formas de amor que estão presentes em nossa sociedade, e como se refletem nos relacionamentos. Guilherme apresentou vídeos para facilitar a compreensão das diversas formas de amor, como este sentimento se manifesta e se mantém na vida de cada um. Para finalizar, mostrou como o amor se difunde na humanidade e como ele foi dado aos seres humanos como um dom de Deus para estar presente na vida de todos. “O amor se reflete em nossa identidade enquanto cultura”, concluiu.
.: Leia Mais >
 
::: 27/07/2017
Ambulatório 1º de Maio proporciona dia de atividades aos funcionários
“Para a gente que não tem tempo, é muito importante ter estes momentos no trabalho. É outra alternativa para ajudar a desacelerar”. É assim que Giovani Viana Mazuhi, técnico de eletrônica definiu o dia de atividades com as terapias naturais e complementares proporcionadas pelo Ambulatório 1º de Maio no dia 26 de julho, durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT). As atividades incluíam reiki, massagem, auriculoterapia, meditação, yoga e biodança e ocorreram em diversos locais do Hospital, como a sala de apoio, auditório e sala da pastoral. Silvana Silva da Silva, auxiliar-geral que participou do grupo de yoga, gostou muito da atividade. “Nunca tinha feito yoga antes, gostei bastante e seria ótimo se tivesse mais vezes”, afirmou.
.: Leia Mais >
 
::: 27/07/2017
SIPAT abordou hoje as doenças sexualmente transmissíveis e os benefícios de práticas esportivas
“AIDS e doenças sexualmente transmissíveis” foi o tema da palestra ministrada pela médica do trabalho, Niúra Noro, realizada às 10h de hoje, dia 27 de julho. O evento integrou a Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) e foi realizado no auditório Pe. Eduardo Michelis. A médica detalhou as principais doenças que podem ser transmitidas através do ato sexual, mostrando suas causas, como reconhecer os sintomas e os métodos de prevenção. Além de um panorama detalhado das DST’s, a profissional ressaltou a importância de educar os adolescentes sobre o tema e também sobre a gravidade destas doenças, que, assim que identificadas, devem ter o acompanhamento de um médico. “É extremamente importante se prevenir. A prevenção é o que nos motiva”, finalizou. O educador físico, Daniel Tietbohl, foi o ministrante da palestra “Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida” que aconteceu às 14h de hoje, dia 27 de julho no auditório Pe. Eduardo Michelis. A motivação da explanação foi alertar a quem esteve presente sobre os benefícios de praticar atividades físicas e de manter hábitos saudáveis. Daniel trouxe os conceitos básicos sobre exercícios físicos, os aspectos sociais, físicos e mentais da saúde, além de mostrar como iniciar a atividade e incluí-la na rotina diária. Para finalizar, o educador falou sobre como a saúde está diretamente relacionada à qualidade e produtividade no ambiente de trabalho e respondeu dúvidas dos participantes.
.: Leia Mais >
 
::: 26/07/2017
A prevenção ainda é a melhor maneira de se tratar a depressão no trabalho
“Depressão do Trabalho” foi o tema apresentado pelo psicólogo Fernando Previdelli na terça-feira, dia 25 de julho, durante a Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), realizada no Auditório Pe. Eduardo Michelis. O profissional é responsável pelas Unidades de Adolescentes Masculino e Feminina da Clínica Psiquiátrica São José, de Porto Alegre. Fernando enfatizou a necessidade das pessoas serem resilientes para combaterem o estresse, causa da depressão em muitos trabalhadores. “É fundamental desenvolvermos maneiras de lidar com os problemas de forma adequada”, resumiu. O psicólogo lembrou que os fatores estressores geram ansiedade que, via de regra, traz consigo doenças físicas e mentais. “A ansiedade aumenta o ritmo cardíaco, a frequência respiratória e contrai os vasos periféricos, potencializando as enfermidades”, afirmou. O palestrante citou a ingestão de medicamentos e álcool, o consumo de cigarros e drogas e os medos de cada pessoa como causas da ansiedade. “O medo é um estado de alerta demonstrado pelo receio de se fazer alguma coisa, geralmente porque a pessoa se sente ameaçada fisicamente ou psicologicamente”, frisou. Fernando concluiu salientando a necessidade de se tratar preventivamente a depressão no trabalho – e as Doenças Mentais como um todo – em função da grande dificuldade de se ministrar tratamentos resolutivos depois da doença consumada.
.: Leia Mais >
 
::: 25/07/2017
Educação para o Trânsito abriu a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho
A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) de 2017 no Hospital Divina Providência, teve sua abertura dia 24 de julho às 9h no auditório Pe. Eduardo Michelis com a palestra “Educação para o Trânsito”. Leandro Berezanskyj, presidente da CIPA, disse que a escolha pela palestra teve como foco a prevenção. “Tivemos a ideia de trazer o pessoal da EPTC para fazermos uma reflexão com todos com o intuito de tentar reduzir os acidentes de trajeto”, ressaltou. A abertura do evento teve a acolhida do gerente-geral de Serviços, Ricardo Minotto. Ministrada por Luciana Farias Pereira e Eduardo de Souza Souza, fiscais de trânsito da EPTC, a explanação teve por objetivo fazer uma reflexão sobre como o comportamento de todos influencia no trânsito das cidades. Os palestrantes começaram com o questionamento: “Como as pessoas se movem?” e a partir disso provocaram todos a pensar sobre a mobilidade urbana da de Porto Alegre. “Precisamos pensar na mobilidade para podermos provocar mudanças”, afirmou Eduardo. A SIPAT prosseguiu ontem, às 16h, com a palestra "Depressão no Trabalho" ministrada pelo psicólogo Fernando Previdelli. Confira a seguir a programação do evento que vai até a próxima sexta-feira, dia 28 de julho.
.: Leia Mais >
 
::: 17/07/2017
Divina cria mecanismo para regulação de leitos de internação
Otimizar a utilização de leitos em sua capacidade máxima dentro dos critérios técnicos estabelecidos; Reduzir o tempo de espera para alocação de pacientes em leitos de internação e agilizar a liberação de leitos após a prescrição da alta. Estes são alguns dos objetivos do Núcleo Interno de Regulação de Leitos (NIR), criado no último dia três de julho, no Hospital Divina Providência. As informações são do diretor técnico, Dr. Fernando Fernandes, e da enfermeira Fabiane Fengler, coordenadora-geral das Áreas Assistenciais. Dr. Fernando explica que, diante da insuficiência de vagas hospitalares para a demanda populacional em todo o país a gestão do acesso se apresenta como um caminho inevitável para a otimização dos leitos de internação. “O grande desafio do NIR é administrar este déficit sem comprometer o tempo adequado de recuperação e a segurança do paciente”, resume. Ainda conforme o diretor técnico, gerenciar a taxa de ocupação significa buscar a máxima utilização possível sem que isto represente risco para o paciente e para a instituição. Melhorando a eficiência operacional Fabiane acrescenta que o Núcleo realiza reuniões diárias pela manhã e ao final da tarde, quando necessário. “São avaliadas a ocupação, a previsão de altas e a quantidade de pacientes a serem internados ou realocados”, relata a enfermeira. As reuniões também têm o objetivo de avaliar a lotação da Emergência, das Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs), Adulto e Neonatal, e as salas de recuperação, conforme a demanda, melhorando a eficiência operacional.
.: Leia Mais >
 
::: 14/07/2017
Grupo de Biodança do Ambulatório 1ª de Maio tem grande adesão
O Ambulatório de Terapias Naturais e Complementares 1º de Maio obteve, em junho, a participação de 53 pessoas no grupo de Biodança. A coordenadora do Ambulatório, enfermeira Daiane Benites, declara que a atividade está sendo um sucesso. “Este grupo está sendo muito importante para nós, pois tivemos uma ótima adesão da população”, salienta. Daiane explica que o objetivo do grupo é proporcionar encontros integrativos para a comunidade, estimulando a convivência, a inter-relação com o outro e com a natureza, melhorando a qualidade de vida. “A atividade também está focada na reabilitação, promoção e prevenção à saúde, através de exercícios com música e movimentos, para desenvolver as potencialidades de quem participa.” Em maio, o Ambulatório iniciou novos grupos de Educação em Saúde para a comunidade que incluíram, além da Biodança, Meditação e Oficina de Fisioterapia.
.: Leia Mais >
 
::: 12/07/2017
Ricardo Minotto assume a Gerência Geral de Serviços do Divina
Contribuir com o processo de governança corporativa e a efetividade da gestão, observando as boas práticas assistenciais e operacionais, dando sequência aos benefícios trazidos pela Acreditação ONA, recentemente conquistada. Estas são algumas das atenções de Ricardo Minotto, que assumiu, no início de junho, a Gerência Geral de Serviços do Hospital Divina Providência. O cargo é parte da reorganização da instituição prevista no Planejamento Estratégico da Rede de Saúde Divina Providência. Minotto é graduado em Ciências Contábeis (1985) e graduado em Direito (2017), especialista em Finanças (1988) e Qualidade (1996), mestre em Administração e Negócios (2001) e doutor em Comunicação Social pela PUCRS (2005). Para o novo gerente-geral, o principal trabalho a ser desenvolvido no Divina é a efetivação das propostas do Planejamento Estratégico 2015/2019. “Vou atuar diretamente com o sistema de gestão, que abrange todas as áreas da instituição, visando melhorar os processos e garantir ainda mais segurança e qualidade aos nossos pacientes”, resume.
.: Leia Mais >
 
::: 12/07/2017
Auditoria Interna prepara Divina e Independência para os avanços da ONA
Uma Auditoria Interna da ONA foi realizada nos hospitais Divina Providência e Independência nos dias 12 e 14 de junho. A informação é do enfermeiro Alex Pereira, coordenador da Gestão de Risco do Hospital. “Esta avaliação interna teve como objetivo proporcionar uma oportunidade de autoavaliação dos serviços dos hospitais levando em conta os critérios de avaliação da ONA”, resume. Após a auditoria interna, foi entregue às direções e lideranças um relatório com os apontamentos e observações do grupo de avaliadores. A visita de manutenção, que será realizada pelo IQG, ocorrerá na primeira quinzena de agosto. O enfermeiro também abordou o tema na Reunião de Análises Estratégicas (RAE), realizada no dia 20. Destacou a necessidade de aprimoramentos dos processos internos, com ênfase na segurança do paciente.
.: Leia Mais >
 
::: 07/07/2017
Divininho destaca campanha de prevenção a reações adversas a medicamentos
A mais recente edição do Divininho, informativo interno do Hospital Divina Providência, destaca, em matéria de capa, a campanha de prevenção a reações adversas a medicamentos que começa neste mês de julho liderado pela equipe da Farmácia Clínica. Os nascimentos, o Programa de Integração dos novos funcionários e as promoções e formaturas também estão presentes, mostrando a conquista de cada um que trocou de setor e de cargo ou conclui um curso. Também teve seu espaço na publicação a notícia da Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho, o SIPAT, que acontecerá de 25 a 28 de julho. Também integra esta edição uma matéria sobre o novo gerente-geral de serviços do Divina Providência, Ricardo Minotto, que assumiu o cargo no início de junho. Outro tema abordado é a ação de treinamento de equipes na desinfecção de superfícies, promovidas pelo Serviço de Controle de Infecção do Hospital, juntamente com a coordenação de Controle e Infecção da Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre.
.: Leia Mais >
 
::: 05/07/2017
Os melhores tratamentos para combater o câncer partem de diagnósticos multidisciplinares
Um dos principais papéis do oncologista clínico é sintetizar a opinião dos demais profissionais da área sobre cada paciente e acrescentar o seu conhecimento para prescrever o melhor tratamento multidisciplinar contra o câncer. A visão é do oncologista clínico, Luis Felipe Carissimi Schmidt, que integra o Corpo Clínico do Divina. O médico diz que as pesquisas comprovam um melhor resultado quando os tratamentos são decididos em conjunto. No Divina a equipe responsável por atender os pacientes com câncer é integrada por oncologistas clínicos, cirurgiões, radiologistas, médicos hospitalistas, enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos, fisioterapeutas e psicólogos. Dr. Schmidt explica que o número de casos de câncer vem crescendo. “Por isso, é fundamental que hospitais como o Divina mantenham infraestrutura adequada para receber este paciente”. Neste contexto, o câncer de pulmão, intestino, mama e próstata são os que trazem maior impacto à sociedade.
.: Leia Mais >