:: Outras notícias
»  Equipe representa Divina em II Mostra de Atenção Primária
»  Diagnóstico precoce do câncer de próstata pode curar 85% dos pacientes
»  Unidade Endovascular do Divina chega aos 5 anos de atuação
 
 
 
Usuário: 
  
Senha: 
 
Pré-check-in
Banco de Imagens
Bebê na Web
Pronto Atendimento
Fale Conosco
Localização
Trabalhe Conosco
Escola de Saúde
 
Design: 3W ::: Produção e Edição: Seiva Agência de Comunicação - Direitos Reservados
  
::: 10/02/2017
Engajamento de todos viabilizou a Acreditação ONA
A Organização Nacional de Acreditação (ONA) documentou, no dia 13 de janeiro de 2017, a certificação de Hospital Acreditado para os hospitais Divina Providência e Independência. Desde então a alegria e o orgulho pela conquista tomou conta dos dois hospitais. O diretor-geral de operações da Rede de Saúde Divina Providência, José Clóvis Soares, observa que os hospitais se submeteram ao processo de acreditação da ONA com o objetivo de validarem a forma sistematizada de suas ações para assistência com qualidade e segurança. “Queríamos confirmar que nossas práticas estão sendo seguras e de qualidade”, afirma. O dirigente acrescenta que a Certificação ONA conquistada é resultado da união e mobilização de todos em busca do objetivo proposto: da melhoria contínua na assistência humanizada, com qualidade e segurança no atendimento prestado. “A Acreditação é o reconhecimento do trabalho em conjunto de uma equipe comprometida, dedicada, solidária e capaz.” resume Clóvis. O diretor-geral acredita que o aperfeiçoamento dos métodos para atender os critérios da ONA é um processo de melhoria contínua em busca dos mais elevados padrões assistenciais. “Esta conquista significa o reconhecimento dos padrões de qualidade e segurança dos serviços prestados. Estimula o desenvolvimento dos nossos processos de trabalho na busca permanente da qualidade, humanização e segurança para pacientes e funcionários” ressalta.
.: Leia Mais >
 
::: 07/02/2017
Divininho destaca a conquista da Certificação ONA
O Divininho do mês de janeiro tem como destaque a conquista da Certificação ONA pelos hospitais Divina Providência e Independência. O certificado foi entregue no último dia 13 de janeiro. A certificação é uma conquista de todos os envolvidos com as instituições. Outra pauta que integra essa edição é a do Grupo de Canto do Divina, formado para tornar mais alegres os momentos de louvor a Deus dentro da instituição. A equipe de Enfermagem do Trabalho está aplicando, desde outubro de 2016, a vacina da tríplice viral, para a imunização dos trabalhadores contra o vírus do Sarampo, Caxumba e Rubéola. Os novos colegas, que participaram do Programa de Integração, também fizeram parte da pauta do mês de janeiro. São vinte e cinco novos colaboradores que começaram a exercer suas atividades no Divina, em janeiro. O Curso de Gestantes também é destaque no Divininho. O calendário de 2017 já está disponível para inscrições e informações. A colega Juliana Engel, secretária da Direção, comemorou a formatura em Gestão de Recursos Humanos, no mês de dezembro.
.: Leia Mais >
 
::: 07/02/2017
Ações Sociais e de Saúde iniciam em março
O grupo do Ambulatório de Terapias Naturais e Complementares 1º de Maio divulgou as datas das próximas Ações Sociais e de Saúde que serão realizadas até a metade do ano. Os voluntários realizam atendimentos direcionados para terapias naturais, como a homeopatia, e também técnicas terapêuticas como o reiki, cromoterapia, terapia auricular, acupuntura e massoterapia. Os mutirões são realizados em locais como escolas e praças, e também na Sede do Ambulatório 1º de Maio.
.: Leia Mais >
 
::: 07/02/2017
Tecnologia a favor da medicina
A equipe do Divina conheceu, no dia 20 de janeiro, o Sonho de Laura. O analista de sistemas e especialista em fraudes sistêmicas, Jacson Fressato, perdeu sua filha Laura de apenas 18 dias para um conjunto de manifestações graves em todo o organismo produzidas por uma infecção, denominada Sepse. Jacson encontrou na dor pela perda de Laura motivação para ajudar outras pessoas. Ele fez trabalho voluntário por 9 meses em hospitais de Curitiba para buscar entender quais as causas da Sepse. “Eu vi um time inteiro de profissionais serem pegos de surpresa pela Sepse e ficarem sem reação”, contou. Então Jacson aliou seu conhecimento de análise de sistemas com a vontade de ajudar de alguma maneira esses profissionais. Nasceu o projeto do primeiro robô cognitivo que salva vidas: o Robô Laura. Implantado em 6 semanas no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba, o Robô Laura tem a capacidade de buscar qual paciente está em estado mais crítico de todo o ambiente hospitalar. Tudo isso acontece em apenas 3,8 segundos. “Nós fizemos com que essa inteligência artificial aprendesse o protocolo de segurança contra a Sepse do Hospital, e então ele vasculha os prontuários dos pacientes para analisar qual tem mais risco”, explicou Jacson.
.: Leia Mais >
 
::: 07/02/2017
Doe sangue, salve vidas
O sangue doado é usado para assegurar um direito primordial, o direito à vida. Sua atitude em doar sangue é a esperança de muitos pacientes que precisam de sangue para continuar vivendo. Para manter os estoques em dia, é preciso que as pessoas saudáveis doem regularmente. Cada doador pode salvar até quatro vidas. A coleta é feita por pessoal capacitado, sob a supervisão de um enfermeiro ou médico, garantindo o bem-estar do doador. O ambiente é limpo, confortável e todo o material é descartável. Na coleta são retirados aproximadamente 450 ml de sangue. Esse volume não causa prejuízo nenhum à saúde do doador. O sangue é reposto rapidamente com a ingestão de líquidos, e o ferro é reposto através da alimentação. Após a coleta, uma pequena amostra de sangue vai para exames laboratoriais e, somente após os resultados, para transfusão. Esses resultados estarão à disposição do doador 15 dias após a coleta.
.: Leia Mais >
 
::: 06/02/2017
Hospitais Divina e Independência conquistam a Acreditação ONA
Os hospitais Divina Providência e Independência receberam oficialmente, no dia 13 de janeiro de 2017, da Organização Nacional de Acreditação (ONA), o título de Hospital Certificado. O Diretor-Geral de Operações da Rede de Saúde Divina Providência, José Clóvis Soares, emocionado, agradeceu o empenho de todos os funcionários. “É uma alegria muito grande, um sentimento de dever cumprido. Foram meses de intenso trabalho e reuniões para aperfeiçoar os cuidados na segurança do paciente. E o resultado deste empenho chegou com o título de Acreditação. Curtam este momento, divulguem e sintam orgulho desta conquista que foi de todos nós”, convocou o diretor. O diretor de Relações Institucionais, Dr. Sérgio Frederes, disse que ficou encantado com o envolvimento de todos. O assessor Jurídico, Mário Jaeger, ressaltou que a instituição assumiu a melhoria contínua e o compromisso é de melhorar sempre, pois a segurança do paciente vem em primeiro lugar. “Nosso compromisso é com a segurança”, finalizou.
.: Leia Mais >
 
::: 25/01/2017
Como prevenir HPV e câncer de colo uterino
HPV é a sigla em inglês para papilomavírus humano. São vírus capazes de infectar a pele ou as mucosas. Existem mais de 100 tipos diferentes de HPV, sendo que cerca de 40 tipos podem infectar o trato genital, sendo alguns com potencial oncogênico. As informações são do genicologista Marcelo Lucho, do Corpo Clínico do Hospital Divina Providência. O especialista explica que a infecção pelo HPV é muito frequente. “"Nos casos de infecção por tipo viral oncogênico, há chance da lesão vir a se tornar um câncer", resume. Ainda conforme o médico pode ocorrer o desenvolvimento de lesões que, se não forem identificadas e tratadas, podem progredir para o câncer, principalmente no colo do útero. “Todavia, também podem atingir vagina, vulva, ânus, pênis, orofaringe e boca”, alerta Dr. Lucho. O ginecologista informa também que, ao menos 13 tipos de HPV são considerados oncogênicos, apresentando maior risco de provocar infecções persistentes e estarem associados a lesões precursoras. “Dentre os subtipos de HPV de alto risco oncogênico os tipos 16 e 18 estão presentes em 70% dos casos de câncer do colo do útero. Já os HPV 6 e 11 encontrados em 90% das doenças genitais são considerados não-oncogênicos”, revela o médico.
.: Leia Mais >
 
::: 10/01/2017
Divininho destaca comemorações de Natal e traz resumo sobre as ações de 2016
A edição de número 150 do Divininho está em clima de Natal. A última edição do ano de 2016 trouxe na capa a celebração de Natal, que aconteceu no dia 15 de dezembro. A missa foi presidida pelo capelão Pe. João Carlos Strack. O religioso ressaltou que, como cristãos, devemos compartilhar a dignidade, o espírito de reconciliação, de paz e amor. O Grupo de Canto entoou lindas canções natalinas. As celebrações de Natal seguiram no dia 17 de dezembro, durante a festa na Escola Leopoldo Neis. A festa de Natal faz parte da Campanha Criança Feliz, organizada pela Pastoral da Saúde do Hospital, sob a coordenação da Irmã Elise Sehnem, sendo realizada anualmente junto com os funcionários. A realização do evento contou com a participação dos funcionários do Ambulatório de Terapias Naturais e Complementares 1º de Maio, do Hospital, do Rotary Clube e das professoras do Serviço de Apoio Socioeducativo (SASE) e CENEAMM (Centro de Educação e Assistência de Meninos e Meninas 1º de Maio). A edição também apresenta os colegas que foram promovidos em suas funções no Hospital.
.: Leia Mais >
 
::: 27/12/2016
Aumenta conscientização para prevenir o câncer de intestino
A Linha de Cuidados do Aparelho Digestivo está cada vez mais estruturada para atender a demanda, que aumentou significativamente nos últimos anos. A constatação é do médico proctologista, Luis Carlos Adamatti, revelando que um número bastante significativo de pessoas têm buscado orientações e exames preventivos contra o câncer de Colo e Reto. “Constatamos que muitos pacientes têm buscado o exame através da orientação de seu clínico, quando faz o checkup anual. Isto mostra que está havendo maior conscientização sobre a importância da prevenção”, destaca. Conforme Dr. Adamatti, no Rio Grande do Sul, o câncer de intestino grosso é o segundo mais incidente em mulheres e o terceiro em homens. Serviços ficaram mais ágeis e seguros As equipes da Linha de Cuidados do Aparelho Digestivo atendem também os pacientes internados, a Emergência e os encaminhados pelo Centro Clínico, além dos casos eletivos. “Com a ampliação da equipe, nossos serviços ficaram mais ágeis e seguros, com disponibilidade de horários diversos para exames, cujos laudos são feitos na hora. As exceções são as biópsias, que são encaminhadas para o laboratório e demoram um pouco mais”, informa.
.: Leia Mais >
 
::: 23/12/2016
Presentes arrecadados pelos funcionários do Divina fazem a alegria de crianças de 22 instituições
As gargalhadas e risadas se espalharam pela Escola Leopoldo Neis, na tarde de 17 de novembro, durante a festa de Natal que ocorreu para a distribuição dos presentes arrecadados pelos funcionários do Hospital. E não poderia ser diferente diante de uma tarde cheia de brincadeiras com cama elástica, palhaços, escorregador, pé de lata, bambolê, boca de palhaço, lanches e apresentação do Presépio de Natal, com a chegada do Papai Noel. A festa de Natal faz parte da Campanha Criança Feliz, organizada pela Pastoral da Saúde do Hospital Divina, sob a coordenação da Irmã Elise Sehnem, realizada anualmente junto com os funcionários da instituição. Foram arrecadados 1.769 pacotinhos de doces, que foram distribuídos na Escola Leopoldo Neis, em 22 creches das proximidades Hospital e em instituições que atendem crianças em situação de risco na cidade. Incansáveis, as crianças que foram à Escola Leopoldo Neis não pararam um minuto, não se importando com o calor e o suor que escorria dos rostinhos iluminados. “Foi uma tarde inesquecível, organizada com muito carinho”, destacou Daiane Benites, que contou com a ajuda de muitos voluntários. A realização do evento contou com a participação dos funcionários do Ambulatório de Terapias Naturais e Complementares 1º de Maio, do Hospital, do Rotary Clube, e das professoras do Serviço de Apoio Socioeducativo (SASE) e CENEAMM (Centro de Educação e Assistência de Meninos e Meninas 1º de Maio).
.: Leia Mais >
 
::: 21/12/2016
Hospital aprimora Linha de Cuidados do Aparelho Digestivo
O serviço visa aprimorar o atendimento dos pacientes oferecendo cuidado multidisciplinar, humano e de qualidade em todas as suas necessidades. O coordenador da Linha de Cuidados, o gastroenterologista César Al-Alam Elias, explica que o Hospital já disponibiliza o atendimento especializado no Centro Clínico, com ampla oferta de horários e vinculação com a Emergência. “Pacientes atendidos na Emergência e identificados como tendo doenças relacionadas às especialidades do aparelho digestivo, mas sem indicação de internação, têm a possibilidade de agendamento de consultas com os especialistas”, frisa o médico. Ainda conforme Dr. César Elias a esses pacientes também é oferecido um setor de Endoscopia, para realização de endoscopias altas e colonoscopias, com ambiente recentemente revitalizado e com equipamentos de alta qualidade. Atendimento humanizado, ágil e eficaz O gastroenterologista informa ainda que o melhor atendimento ao paciente internado também é objetivo da Linha de Cuidados do Aparelho Digestivo. “Buscamos assegurar o atendimento humanizado, característica do Divina, ágil e eficaz”, resume. Para isso, além das equipes de internação, são disponibilizados profissionais de sobreaviso para endoscopias e cirurgias de urgência.
.: Leia Mais >
 
::: 16/12/2016
Rede de Saúde Divina Providência apresenta case em evento da Federação dos Hospitais Filantrópicos
A direção da Rede de Saúde Divina Providência apresentou, no final da manhã de hoje, um balanço da instituição, no ano que está terminando, e fez suas projeções para 2017, no seminário “Cenário 2017 – Perspectivas e Oportunidades”, da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do RS. Além do Hospital Divina Providência a rede é integrada pelos hospitais Independência, de Porto Alegre; São José, de Arroio do Meio; e Santa Isabel, de Progresso. A atividade ocorreu durante todo o dia de hoje no Hotel Continental, na Capital. O primeiro a falar pela Rede foi o diretor geral de Operações, José Clóvis Soares. O dirigente declarou que, diante do quadro econômico pessimista para o país no próximo ano e da previsão de diminuição de verbas públicas para o setor, não resta outra opção aos hospitais a não ser a permanente adequação à realidade. “O fato de termos sobrevivido em 2016 demonstra que tivemos competência e capacidade de gestão”, frisou. O diretor geral de Operações da Rede de Saúde Divina Providência citou a previsão da Conferência Nacional da Indústria (CNI) de um Produto Interno Bruto (PIB) para 2017 de 0,5%. “Mesmo com as incertezas esperadas colocamos em nosso Planejamento Estratégico uma meta de crescimento de 6,65% para nossos hospitais. Essa pretensão é ousada, mas temos que acreditar que é possível e trabalhar muito”, destacou Clóvis.
.: Leia Mais >
 
::: 15/12/2016
Práticas simples podem evitar a Embolia Pulmonar
O Hospital Divina Providência mantém uma preocupação constante com a qualidade do atendimento de seus pacientes. Evitar a ocorrência da embolia pulmonar, através de medidas preventivas é uma dessas metas. O médico hospitalista, Diego Menegotto, esclarece que o tromboembolismo venoso é um termo que engloba a trombose venosa profunda e a embolia pulmonar. A trombose corresponde à formação de um coágulo em alguma veia do paciente, mais comumente nos membros inferiores, causando edema (inchaço). A embolia pulmonar em geral é consequência de uma trombose venosa e ocorre quando um coágulo se “desprende” de onde estava e se desloca até uma artéria do pulmão, determinando uma interrupção da irrigação sanguínea do deste órgão. Dr. Diego acrescenta que é, portanto, um quadro grave que representa uma importante causa de morte no ambiente hospitalar. Todo o paciente que esteja com sua mobilidade reduzida está sob risco aumentado de desenvolver tromboembolismo, sendo que alguns grupos estão sob risco ainda maior como os pacientes com câncer e em pós-operatório.
.: Leia Mais >
 
::: 15/12/2016
Hospital procura canais de aproximação com seus médicos
O engajamento médico com a instituição e a formação de parcerias para alcançar objetivos comuns. Este foi o tema da palestra proferida pelo representante da Advisory Board Company, Daniel Dellaferrera, ministrada no Divina, no dia 29 de novembro. Daniel, que atua na unidade de Washington (EUA), esclareceu que há a necessidade da criação de um novo perfil médico, e não se pode esperar uma nova geração se formar para realizar essa transformação. “Esse é o ano da mudança nesse sentido, porque está acontecendo um período de instabilidade constante”, explicou Daniel. Para que essa mudança no perfil aconteça, é necessário que o médico se sinta representado pela instituição na qual trabalha. Porém, segundo Daniel, quem deve tomar a iniciativa para essa aproximação é a instituição. “Não vai haver progresso se não houver uma confiança mútua entre direção e médicos”, ressaltou. No final da manhã foram apresentados estudos de caso para que os participantes identificassem quais medidas dariam certo se aplicadas no Divina.
.: Leia Mais >
 
::: 12/12/2016
Divininho destaca comemoração dos 174 anos da Congregação das Irmãs da Divina Providência
A edição número 149 do Divininho trouxe na capa um destaque especial para a comemoração dos 174 anos de fundação da Congregação das Irmãs da Divina Providência. Uma Missa de Ação de Graças contou com a presença da Associação Rede Divina Providência de Ação Social e Cidadania (Redipasc), da direção da Sociedade Sulina Divina Providência e da diretoria e funcionários da Rede de Saúde Divina Providência. Ao final da celebração, um grupo de funcionários da Rede encenou o início da Congregação. A melhoria da qualidade da alimentação servida aos funcionários do turno da noite também foi destaque na publicação. A coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietética (SND), Veridiana Maffassiolli, está satisfeita com o empenho da equipe. Três nascimentos também foram publicados na capa da edição de novembro. Valentina, filha da funcionária Stephani Morosini Presser; Anthony Miguel, filho da funcionária Marilei Batista Jacobsen; e Helena, filha da colega Ana Paula Scrittori, nasceram com muita saúde.
.: Leia Mais >
 
::: 09/12/2016
Orientações do Curso de Gestantes são essenciais para papais e mamães
O Curso de Gestantes do Hospital Divina Providência encerrou as atividades do ano disseminando conhecimentos práticos aos casais que se programaram para ter filhos. A última edição do Curso ocorreu nos dias 28 e 30 de novembro e 3 de dezembro. A proposta do projeto é instruir papais e mamães para a chegada de um novo integrante na família. A partir na próxima semana o Hospital terá muitas novidades para os casais que quiserem planejar o parto com antecedência. O casal Jamila Sampaio e Roberto Farina aproveitou o Curso para aprender muito. “Como seremos pais de primeira viagem e não temos ninguém com experiência por perto o curso foi ótimo para adquirir novos conhecimentos” conta Jamila. Ela espera a chegada do Tobias, e está com 27 semanas de gravidez. O casal Gisele Ohlweiler Santos e Tiago dos Santos também se prepara para a chegada do Gabriel, primeiro filho do casal. Eles encontraram a indicação do curso na internet, e adoraram a experiência. “Nós gostamos bastante. Foi, efetivamente, muito útil”, pondera Gisele. Ela está chegando ao final das 40 semanas de gravidez e acha que poderiam ter feito o curso antes.
.: Leia Mais >
 
::: 29/11/2016
Doe sangue, salve vidas.
Horário e local para coleta: -De segunda à sexta-feira, das 8h às 18h e sábados das 8h às 12h. -Local: Rua da Gruta, 145 - 1º andar - Hospital Divina Providência Telefone: 51 3320.6012 O sangue doado é usado para assegurar um direito primordial, o direito à vida. Sua atitude em doar sangue é a esperança de muitos pacientes que precisam de sangue para continuar vivendo. Como não há substituto para o sangue, não há substituto para o doador, ele é especial. É preciso que as pessoas saudáveis doem regularmente. Cada doador pode salvar até quatro vidas, esse deve ser um motivo de alegria para quem doa sangue e um incentivo para que esse gesto tão grandioso venha atornar-se hábito, o de salvar vidas. A doação de sangue A coleta é feita por pessoal capacitado, sob a supervisão de um enfermeiro ou médico, garantindo o bem-estar do doador. O ambiente é limpo, confortável e todo o material é descartável. Na coleta é retirado aproximadamente 450 ml de sangue. Esse volume não causa prejuízo nenhum à saúde do doador. O sangue é reposto rapidamente com a ingestão de líquidos e o ferro é reposto através da alimentação. Após a coleta, uma pequena amostra de sangue vai para exames laboratoriais e, somente após os resultados, para transfusão. Esses resultados estarão à disposição do doador 15 dias após a coleta.
.: Leia Mais >