Rede de Saúde Divina Providência

Gestão » Governança Corporativa

A diretoria do Hospital Divina utiliza o sistema de governança corporativa para gerenciar, monitorar e promovertodas as atividades institucionais. Para dar sustentação ao modelo de gestão adotado, foram estipulados quatroprincípios básicos:

Transparência

Informação como fonte de credibilidade e confiança

Equidade

Respeito à integridade de todas as partes interessadas

Prestação de Contas

Dever institucional para a sustentabilidade da rede

Responsabilidade corporativa

Visão de longo prazo e compromisso socioambiental

Entre os benefícios da governança corporativa está o melhor controle das operações por parte dos acionistas e mantenedores. Isso acaba fortalecendo a imagem da instituição não apenas para profissionais do setor, mas para os usuários e público em geral.

Ajuda também a atrair e reter capital humano, contribuindo para a formação de equipes competentes e motivadas. O sistemafavorece ainda a captação de recursos financeiros, proporcionando maior segurança aos acionistas e mantenedores,e credibilidade para novos investidores.

Governança Corporativa

A Rede de Saúde Divina Providência (RSDP) – a fim de viabilizar e promover sua eficiência administrativa e assegurar fidelidadeà Missão da Congregação – assumiu as melhores práticas de governança corporativa, bem como seus princípios básicosde transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa.  Para isso, instituiu os seguintesórgãos de governo:

Assembleia Geral

Órgão máximo e soberano da entidade; constituída pela totalidade das associadas e pelas Irmãs da Divina Providência que sãointegrantes da Província Mãe da Providência.

Compete à Assembleia Geral:

Conselho para Assuntos Econômicos e Fiscais (CAEF)

Constituído por três associadas efetivas e três associadas suplentes, eleitas pela Assembleia Geral.

Tem como competências:

Diretoria

Órgão estatutário responsável pela direção e administração da entidade. Composta por presidente, primeira vice-presidente,segunda vice-presidente, secretária e tesoureira – todas associadas eleitas pela Assembleia Geral.

Compete à Diretoria:

Conselho Executivo

Colegiado de gestão operacional estratégica, responsável pela sincronia e compatibilização da organização e orientação dosrecursos da RSDP. Tem como finalidade atingir um objetivo comum, a partir de um processo participativo e circulare que tenha por premissas o caráter integrativo, sinérgico, sustentável (social, econômica e ambientalmente) einculturado no Carisma das Irmãs da Divina Providência.

Atribuições:

Controles Internos e Compliance

Órgão de controle, não estatutário, informativo, consultivo e deliberativo, sem função executiva, a quem é conferida plenaautonomia e independência, com o objetivo de implementar o sistema de controles internos e compliance, mapeamentoperiódico de riscos; políticas, procedimentos, controles; educação e treinamentos; canais de denúncia; respostasàs infrações e desvios de conduta.

Gestão Executiva
Direção de Serviços Compartilhados

Concentra as atividades de apoio consideradas sinérgicas, em geral serviços administrativos e de suporte técnico especializado,executados por meio da integração de equipes próprias e terceirizadas, a fim de prover transversalmente todas asunidades operacionais.

Além disso, consolida as práticas de acompanhamento e controle da qualidade, com o estabelecimento de indicadores de desempenhoe instrumentos de gerenciamento.

Direção Geral de Operações de Saúde

Organiza, coordena, supervisiona e orienta as ações nas unidades de saúde da RSDP, responsáveis por todos os processos funcionaisem cumprimento das diretrizes do Conselho Executivo da RSDP e Diretoria da SSDP.

Doe Agora