Exames e Procedimentos

Eletroneuromiografia

A Eletroneuromiografia (ENMG), exame neurológico, que investiga os causadores de dor.

O ENMG avalia problemas na coluna que podem comprimir as raízes que inervam braços ou pernas; problemas de músculo; investigação de dormências e formigamentos pelo corpo, avaliação da síndrome do Túnel do Carpo — dormência e formigamento na mão e no braço causados por um nervo comprimido no punho, e problemas de nervo ciático.

A partir dessa avaliação, o diagnóstico pode trazer ao paciente a diminuição da dor e aumentar sua qualidade de vida. O responsável pela Eletroneuromiografia é o neurologista Ricardo Santin.

O exame tem duração de aproximadamente trinta minutos, sendo inicialmente realizado estímulos elétricos (choques toleráveis) para estudo da condução nervosa dos nervos periféricos (neurocondução). Na segunda etapa são utilizadas pequenas agulhas em alguns músculos, com o objetivo de avaliar a contração muscular.

Para a realização do seu exame com segurança e qualidade é necessário que as orientações abaixo sejam seguidas:

  1. Os pacientes que possuem cardioversor (desfribilador ou CDI) deverão consultar seu cardiologista e ajustar seu aparelho para o modo compatível com eletroneuromiografia antes do exame.
  2. No caso de investigação para Miastenia Gravis, se o paciente estiver em uso de piridostigmina (Mestinon), é de extrema importância que o paciente converse com seu médico sobre a possibilidade de pausar o uso deste medicamento 48 horas antes da realização do exame. Se não for possível pausar o Mestinon, o exame será realizado igualmente mas pode reduzir a sensibilidade para o diagnóstico desta doença.
  3. Não passar cremes, óleos, pomadas ou maquiagem na região a ser estudada.
    Retirar anéis, relógios e pulseiras metálicas para realização do exame.
  4. As mãos e pés necessitam estar aquecidos para a realização do exame, e no caso de estarem frias haverá a necessidade de aquecer antes da realização do exame.
  5. Trazer exames prévios que tenham relação com a indicação da ENMG (Ressonância da coluna, ENMG prévia, etc).
  6. Vestir roupas folgadas e de fácil remoção. Evitar o uso de calças ou bermudas jeans (as senhoras devem vir de saia ou vestido ou short folgado quando for ser examinados os Membros Inferiores).
  7. Se fizer uso de medicamentos anticoagulantes, informe ao médico que vai realizar o exame.
  8. Não é necessário jejum.
  9. Procure chegar com antecedência ao horário marcado para atender aos procedimentos administrativos pré-exame.

(51) 3320.6077
(51) 3320.6020
(51) 3320.6030
(51) 99728.8325

Horário de funcionamento:

Terça-feira: 7h às 10h

Localização:

1º andar do Hospital Divina Providência (acima da Emergência)